15-8-16 Merenda

O caso da merenda na ETEC Perus

15-8-16 Merenda

 

Há cerca de 4 meses atrás, desencadeou-se uma série de manifestações seguida por ocupações em algumas das instituições educacionais vinculadas ao Governo do Estado de São Paulo e ao Centro Paula Souza, nas ETECs.

A escassez e a inexistência de merenda nas escolas técnicas estaduais, ocasionada pelo corte de 78% dos recursos voltados as ETECs, foi uma das principais circunstâncias para a ascensão dos protestos que, por sua vez, durante seu ápice, bloqueou ambos os sentidos da Avenida Paulista, localizada na região central da cidade de São Paulo e causou a ocupação do prédio do CPS e da ETESP, além de outros prédios das unidades provenientes.

Os discentes das ETECs, que cursam a modalidade ETIM (Ensino Médio Integrado ao Técnico) afirmavam passar o dia inteiro no colégio, sem que houvesse o oferecimento algum de merenda, e tendo de levar marmita para ser aquecida em micro-ondas encontrados em condições precárias.

Já a assessoria do CPS informou, em nota, que não houve corte na merenda das escolas técnicas, e que absolutamente todas as unidades recebem merenda diretamente da Secretaria da Educação. Contudo, afirmou que está tomando providências para adaptar a infraestrutura das unidades que ainda não oferecem merenda, como a nossa, a ETEC Gildo Marçal Bezerra Brandão. Entretanto, essas são informações sobre as quais, todos nós estamos em plena consciência.

O que realmente nos importa é a seguinte informação: Segundo a diretora Akiyo Tamura Freire, algumas semanas atrás um engenheiro especialista contratado pelo CPS veio a nosso colégio observar a estrutura interna e visualizar a possibilidade de implantação de uma cozinha industrial, para que a entidade torne-se apta a oportunar merenda de qualidade e sem custo a seus alunos. Diante desta visita, as considerações finais foram que esta obra somente será possível ao longo dos próximos três anos, entretanto, a idealização de outros métodos passaram a afirmar que a nossa unidade disponibilizará merenda a partir da primeira quinzena do mês de setembro. Será?

 

Fonte: jornal do grêmio DIA (Desenvolvimento e Integração dos Alunos), da ETEC Gildo Marçal Bezerra Brandão (ETEC de Perus)

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário