WhatsApp Image 2023-08-01 at 19.47.25

Tarcísio abandona Programa Nacional de Livro Didático e aumenta abismo na educação pública de São Paulo

WhatsApp Image 2023-08-01 at 19.47.25

 

Tarcísio de Freitas anunciou que ira retirar São Paulo do Programa Nacional de Livro Didático do governo federal. Com a proposta, o Estado abre mão de R$ 120 milhões, que seriam destinados à compra de livros para os estudantes do ensino Fundamental e Médio.

De acordo com a Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais (Abrelivros), a decisão da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo de sair do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em 2024, afeta cerca de 1,4 milhão de alunos e 100 mil professores do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), de 3.818 escolas estaduais de São Paulo, que receberiam gratuitamente quase 10 milhões de livros através do PNLD; e outros 1,3 milhão de alunos do Ensino Médio, de 3.765 escolas.

Segundo o governo, os livros, que são ofertados gratuitamente aos estudantes e que são fundamentais para o ensino, serão substituídos por “conteúdos 100% digitais”. A decisão de Tarcísio é absurdamente excludente e promete aumentar ainda mais o abismo entre a educação pública e privada em São Paulo.

A exclusão digital e a falta de acesso a equipamentos é a realidade da maioria dos estudantes paulistas e a pandemia comprovou isso.

Atualmente vemos as escolas com problemas para oferecer o mínimo de estrutura para os alunos e, com essa mudança, só irá dificultar cada vez mais o acesso à educação, aumentando a precarização e o sucateamento do ensino público.

Não podemos deixar isso acontecer! Precisamos lutar por um ensino inclusivo e que com garantia de acesso a todos.

No dia 11 de agosto, voltaremos às ruas. Vamos mostrar toda a indignação dos estudantes com o descaso com a Educação. Junte-se a nós nessa luta, entre em contato pela nossa DM.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário