238085015_4350757108295030_1802950090668665313_n.jpg

UMES – 38 anos de luta em defesa dos estudantes, da Educação e do Brasil

238085015 4350757108295030 1802950090668665313 n

 

Neste 11 de novembro, a União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo, a UMES, celebra seus 38 anos. Uma história repleta de conquistas em defesa da Educação e das lutas da nossa pátria.

Ao longo deste período, foram inúmeras as batalhas travadas junto com o nosso povo. A principal entidade municipal estudantil da América Latina foi forjada na luta em defesa da democracia e seu compromisso com os estudantes brasileiros nunca se fez tão necessário.

Em 1992, nós os “Caras Pintadas” impulsionamos a luta pelo impeachment e derrotamos Collor. Durante a década de 90, resistimos ao período neoliberal e fomos às ruas em defesa da Educação. Nos anos 2000, atuamos pela construção de uma proposta de Educação Pública de qualidade, defendendo a inclusão da população pobre no Ensino Técnico e o ingresso dos jovens nas Universidades Públicas. Reconhecemos os avanços conquistados neste período e resistimos contra retrocessos.

Ao longo de toda a nossa história, nosso trabalho na área cultural se fez exemplar. Nosso Centro Popular de Cultura, o CPC-UMES, vanguardeado por Denoy de Oliveira, tornou-se um pólo fundamental de resistência da cultura brasileira. Vale destacar a essencial contribuição do nosso amigo Sérgio Rubens, que dedicou a sua vida à formação dos jovens e à construção do trabalho cultural e estudantil da UMES.

Nossa defesa da Educação teve também importantes vitórias em São Paulo, com a aprovação do Programa Dinheiro Direto na Escola, o PDDE, o avanço do Ensino em Tempo Integral e o direito à Merenda para Todos nas ETECs. Agora devemos manter nosso foco para garantir que essas conquistas se tornem permanentes para os estudantes paulistas.

Já são quase quatro décadas de trabalho árduo e ininterrupto da nossa entidade. Mas, o último período, de resistência ao governo negacionista, marginal e criminoso de Bolsonaro, foi especial.

Desde 2019, fomos às ruas e denunciamos os cortes na Educação, o retrocesso negacionista, o terraplanismo científico e a corrupção deste governo. Durante a pandemia, denunciamos o descaso de Bolsonaro com a vida, o abandono da educação pelo governo e a criminosa recusa à compra de vacinas para colocar fim a um dos períodos mais trágicos da nossa história.

Também lideramos a campanha “TODO ESTUDANTE COM TÍTULO NA MÃO – FORA BOLSONARO!”, que foi fundamental para ampliar a participação dos jovens no processo eleitoral e contou com apoio e adesão de artistas, intelectuais e lideranças brasileiras. O resultado. Mais de 3 milhões de jovens brasileiros emitiram seus títulos eleitorais e contribuíram para a derrota do fascismo de Bolsonaro nas eleições de outubro.

Derrotamos Bolsonaro nas ruas e nas urnas. Uma das mais importantes vitórias da história brasileira. E isso só reafirma nossa vontade de lutar pela reconstrução do nosso país após anos de destruição.

Novas lutas e novas conquistas virão!

Viva a UMES!

Viva os estudantes de São Paulo!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário