UMES participa do lançamento do Canal de Grêmios do Centro de Mídias SP
Na terça-feira (29), a UMES participou do lançamento do novo canal de transmissão exclusivo para os Grêmios Estudantis do Ensino Médio do Centro de Mídias SP (CMSP). A abertura do espaço de diálogo com o movimento estudantil contou com a participação de representantes de 400 grêmios de todo o estado de São Paulo e do próprio secretário de Educação, Rossieli Soares.
“A escola é feita para os estudantes e os grêmios têm um papel de dar a eles o protagonismo essencial no processo educacional. Ter este canal no CMSP é mais uma importante ferramenta para ouvirmos cada vez mais e melhor a demanda dos nossos alunos”, destacou o secretário Rossieli Soares.
Para a UMES, a plataforma poderá ser uma importante ferramenta para diálogo do movimento estudantil com a gestão estadual. “O grêmio estudantil é uma peça fundamental de representação dos estudantes. Estabelecer este canal é muito importante e uma antiga reivindicação do movimento estudantil de ter uma ferramenta aberta com a secretaria”, destacou Lucca Gidra, diretor da entidade.
Lucca explica que “a ideia é ter uma forte presença dos grêmios, da UMES e do movimento estudantil no canal, que fala diretamente com os estudantes. Com a ferramenta, poderão ser debatidos projetos dos grêmios, dúvidas, rodas de conversa sobre educação, etc.”.
Bruna Waitman, coordenadora do CMSP, explica que “o Centro de Mídias é um espaço que tem que, cada vez mais, valorizar o protagonismo dos alunos e é muito importante que os estudantes se vejam dentro do CMSP e entendam esse espaço como um local de construção, troca, colaboração e voz para que eles possam dar vida aos seus projetos”, explicou
No canal serão discutidos assuntos como o Novo Ensino Médio, protagonismo dos estudantes, e temas propostos pelos próprios alunos. Após as conversas os participantes poderão replicar os conhecimentos adquiridos para suas escolas. “A educação do estado está cada vez mais conectada com o projeto de vida dos nossos estudantes e essa participação é fundamental para que isso tenha cada vez mais significado”, complementou Bruna.
Encontro com Rossieli
Após o lançamento da plataforma, representantes da UMES também conversaram com Rossieli Soares sobre a implementação do Novo Ensino Médio na capital paulista. Ficou acertado um novo encontro entre a diretoria da entidade e grêmios estudantis da cidade de São Paulo para debater o tema.
Segundo Lucca,“a conversa com o secretário foi muito boa. O secretário Rossieli se coloca muito aberto a ouvir as reivindicações dos estudantes e poderemos ter um bom debate no próximo período”.
“A UMES tem como principal ponto no atual momento a defesa da Educação em Tempo Integral como forma de combater a evasão e melhorar a qualidade do ensino no estado”, disse.
“A pandemia colocou novos problemas para a Educação e precisamos cada vez mais debater formas de garantir o direito dos estudantes a uma educação digna”.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!