A UMES, grêmios estudantis e comitês mobilizatórios levam às ruas mais de 3.000 estudantes contra a Deforma do ensino médio!
Cerca de 3.000 estudantes de mais de 100 escolas ocuparam a Avenida Paulista e foram através da Avenida Brigadeiro Luís Antônio até a Assembleia Legislativa de São Paulo sob a palavra de ordem 1, 2, 3… 4,5, mil, ou para a reforma ou paramos o Brasil!
Chegaram ao Vão Livre do MASP vindos de todos os cantos da cidade e tinham como principal reivindicação a revogação da MP do Ensino Médio aprovada pelo governo Temer no ano passado. A “Deforma” como os estudantes chamam a proposta, cria a Base Comum Curricular do ensino médio, que reduz a carga horária para 1800 horas, além de manter no conteúdo obrigatório somente as matérias de Português e Matemática.
Durante o último mês a entidade visitou as escolas propondo o debate sobre o tema e organizando o ato de hoje. Dezenas de comitês mobilizatórios foram formados pelos estudantes que assumiram para si esta luta e tornaram-se responsáveis pela mobilização de suas escolas. Contrariando a propaganda mentirosa do governo de que os estudantes concordam com isso, dezenas de escolas decidiram que além de participarem da manifestação também paralisariam o dia de aula, este foi o caso da ETEC Getúlio Vargas, que parou a Avenida Nazaré e estava presente em grande número de alunos e professores no MASP, paralisaram também as escolas EE João Doria, EE João Prado, EE Charles de Gaulle, EE José Bustamante, EE Dom Pedro I, EE Teruko Ueda, EE Presidente Roosevelt, EE Cel Domingos Quirino, EE Conde José Vicente de Azevedo, EE Raul Fonseca, EE Julia Macedo Pantoja, EE Padre Américo de Moura, EE Caetano de Campos (Consolação) que subiu em passeata pela Rua Augusta até o MASP. Na zona sul a EE Eugênio Mariz fez passeata pela Avenida Guarapiranga antes de se juntarem ao ato na Paulista. Vindos da zona norte, centenas de estudantes foram caminhando do metrô Paraíso até se encontrarem com os demais manifestantes.
Outra pauta importante na manifestação foi pela aprovação da bolsa auxílio proposto pelo atual governador, Márcio França. O projeto que prevê bolsa auxílio a 2.000 estudantes das ETEC’s e FATEC’S está obstruído pelo Deputado Marco Vinholi (PSDB), impedindo assim sua votação.
Para Lucas Chen, presidente da UMES “os estudantes não aguentam mais todo esse descaso com a educação pública. Nós queremos uma escola de qualidade, que nos dê condições de entrar na universidade pública e seguir nossos sonhos. O governo Temer já mostrou sua cara, sabemos claramente quem é o inimigo e vamos vencê-lo. Esse é o mesmo governo que aprovou a PEC 55 contra o povo, impedindo maior investimento em educação, saúde e segurança. Mas nós não esquecemos! E vamos lembrar de todos os inimigos da educação! Deputado que barrar a votação de projeto que nos dê mais direitos e melhore nossa educação que se prepare!”
Fotos: César Ogata
Veja todas as fotos aqui ou em nosso facebook UMES.SP
Veja abaixo outras matérias sobre a manifestação:
http://g1.globo.com/globo-news/jornal-globo-news/videos/v/estudantes-fazem-manifestacao-na-avenida-paulista/6949247/
https://globoplay.globo.com/v/6949433/programa/
https://www.destakjornal.com.br/cidades/sao-paulo/detalhe/estudantes-protestam-em-sao-paulo-contra-a-reforma-do-ensino-medio
https://www.diariodocentrodomundo.com.br/estudantes-voltam-as-ruas-para-contradizer-alckmin-por-mauro-donato/
http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/estudantes-pedem-a-revogacao-da-reforma-do-ensino-medio-em-sao-paulo/
https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2018/08/16/estudantes-protestam-em-sp-contra-a-reforma-do-ensino-medio.ghtml
https://www.metrojornal.com.br/foco/2018/08/16/protestos-estudantes-avenida-paulista.html
https://horadopovo.org.br/estudantes-de-sao-paulo-condenam-deforma-do-ensino-medio/
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!